Webmail | Acessibilidade
Redes Sociais
Fapespa apoia campanha do Outubro Rosa!

Fapespa apoia campanha do Outubro Rosa!

O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama.

Data: 21/10/2021

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

A doença é mais comum em mulheres a partir dos 35 anos e com o avançar da idade o risco cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Os homens também podem ser acometidos pelo câncer de mama, de maneira mais rara, representando apenas 1% do total de casos da doença.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) divulgou uma estimativa para os anos de 2020 a 2022 de 66.280 diagnósticos da doença nesse período. O que significa um risco de 61,61 casos em cada grupo de 100 mil mulheres brasileiras.

Um dado preocupante que alerta para que todos devam participar de alguma forma do movimento Outubro Rosa. A Fundação Amazônia de Amparo a estudo e Pesquisa (Fapespa) está dentro desse movimento, reforçando o compromisso em divulgar esta campanha tão importante para as mulheres e estimular a participação de servidores(as).

 

A importância da mamografia

Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

 

 

Texto: Rosane Linhares

Enviar por email

Deixe seu Comentario

Veja também

SIG AMAZÔNIA

Links úteis +

Produtos +