Fapespa parabeniza o Diretor Carlos Maneschy por seu aniversário

Data: 13/01/2020

No último domingo (12), foi aniversário do querido Diretor-Presidente da Fapespa, Carlos Maneschy, que tanto se dedica e faz por esta instituição e pelo desenvolvimento de estudos e pesquisas no Estado. Desde o início de 2019, o Titular conquistou prêmios e avanços para a Fapespa, além de ganhar destaque por sua gestão.

Nascido em Mocajuba, Carlos Maneschy iniciou sua trajetória acadêmica em Belém, no curso de Engenharia Mecânica, na Universidade Federal do Pará (UFPA), onde foi graduado em 1977. Além disso, em 1981, foi mestrando em Engenharia Mecânica, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC), e, em 1986, conquistou seu doutorado em Engenharia Mecânica, na Universidade de Pittsburgh (University of Pittsburgh), nos Estados Unidos, onde, no período de 1991 à 1994, foi professor associado.

Foi professor titular da UFPA até ser eleito reitor da Universidade em julho de 2009, com mandato até julho de 2013. Foi reeleito e permaneceu à frente da Instituição até 2016. Em agosto de 2012, foi eleito presidente da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Atualmente, Carlos Maneschy é secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet) e diretor-presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa).

Hoje, todos os servidores e funcionários da Fapespa gostariam de parabenizá-lo não apenas por mais um ano de vida, mas por sua trajetória de desafios, lutas e vitórias, a qual temos como inspiração; e agradecê-lo pela dedicação, esforços, respeito e carinho que fazem do nosso local, e dias de trabalho, tão agradáveis e felizes.

Texto: Elizandra Ferreira - ASCOM FAPESPA