Webmail | Acessibilidade
Redes Sociais
Fapespa disponibiliza tutorial do PAE para a Administração Pública Estadual

Fapespa disponibiliza tutorial do PAE para a Administração Pública Estadual

O encontro ocorre após a constatação pela SEAD do desempenho da Fapespa no que diz respeito à implantação do PAE na rotina de trabalhos da fundação.

Data: 30/10/2019

A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) disponibilizou à Secretaria de Administração (SEAD) o Tutorial do Processo Administrativo Eletrônico (PAE), criado pelo servidor Luiz Augusto de Moraes Rayol, coordenador de TI da Fapespa, para orientar os servidores da fundação.

A disponibilização do material foi feita durante reunião realizada no dia 19 de outubro, na SEAD, na ocasião, o diretor de estatística, tecnologia e gestão da informação, José Gonçalves dos Santos Paes e o coordenador de TI, Luiz Augusto de Moraes Rayol conversaram com Ana Paula Duarte, diretora de gestão da cadeia logística da Estado, Iris Alves Miranda Negrão, coordenadora de logística e gastos públicos da SEAD, Salomão dos Santos Melo, gerente SEAD e Alexandre Marcos de Assis Nascimento, técnico de informática da SEAD.

O encontro ocorre após a constatação pela SEAD do desempenho da Fapespa no que diz respeito à implantação do PAE na rotina de trabalhos da fundação, observando-se um salto de 4,97% para 57,70% na geração de processos administrativos eletrônicos, representando uma variação de 16 para 1.248 processos eletrônicos.

O presidente da Fapespa, Carlos Maneschy comenta sobre os benefícios dessa tecnologia e do tutorial: "O PAE representa um importante avanço tecnológico no Estado, pois contribui com agilidade e transparência na tramitação dos processos, assim como na redução significativa do custo de materiais e combustível. O tutorial é uma criação da Fapespa que facilita o entendimento do PAE e certamente ajudará os outros órgãos. Destaco a inteligência da SEAD que percebeu os resultados do tutorial e apoiou a fundação em desenvolver um método de ensino de baixo custo que pode ser replicado para outros sistemas, além do PAE”.

Devido ao bom desempenho da Fapespa e da importância que as orientações (tutorial) representam para a Administração Pública Estadual em geral, a SEAD fez um convite à Fapespa para disponibilizar o conteúdo para os demais órgãos do Estado com a finalidade de implantar uma rotina de economia de gastos e eficiência.

Nesse sentido, a secretária de Estado de Administração, Hana Ghassan destacou a relevância do uso do PAE também para questões ambientais: “A utilização do PAE garante modernização e maior agilidade à gestão pública, possibilitando a diminuição dos custos e também dos impactos ao meio ambiente. Nesse sentido, parcerias como as apresentadas pela Fapespa, através da realização do vídeo-tutorial, contribuem em muito para a total implantação e adesão ao sistema. A iniciativa e o comprometimento do servidor Luiz Augusto de Moraes Rayol, da Fapespa, têm o reconhecimento do Governo do Estado”.

Desta forma, a partir do material criado pela Fapespa, a Sead vai desenvolver o conteúdo que será direcionado a todos os órgãos e servidores que compõem a Administração Pública Estadual, conforme atesta Ana Paula Duarte: "Além de ser disponibilizado no site, o vídeo-tutorial deverá ser utilizado em um curso online do PAE, que já está sendo montado pela equipe da SEAD, liderada pela Coordenadora da área, Iris Negrão, com a colaboração de outros órgãos do Governo", destacou a diretora.

 

Veja também: Fapespa vai disponibilizar tutoriais para utilização do PAE para toda Administração Estadual

 

 

 

ASCOM - FAPESPA

Enviar por email

Deixe seu Comentario

Veja também

SIG AMAZÔNIA

Links úteis +

Editais, Ferramentas e Avisos +