Webmail | Acessibilidade
Redes Sociais
Inscrições para vestibular especial do Forma Pará teve início terça 16.07

Inscrições para vestibular especial do Forma Pará teve início terça 16.07

Executada por meio de convênio com a Fundação de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), essa primeira ação do programa contempla 15 municípios, oferecendo 1 mil vagas em 20 turmas.

Data: 16/07/2019

Iniciaram, nesta terça-feira (16), as inscrições para o programa Forma Pará, que oferece 900 vagas de curso superior pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet).Segundo o secretário da Sectet, Carlos Maneschy, esta é uma primeira ação do programa, que será lançado oficialmente nos próximos meses. "O Forma Pará é uma iniciativa do governo do Estado que visa dar mais oportunidade de formação para a população de municípios e localidades onde não existem campi universitários ou onde o curso ofertado não existe. É por meio da formação da nossa gente que vamos alavancar o desenvolvimento do Pará", destacou.

Executada por meio de convênio com a Fundação de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), essa primeira ação do programa contempla 15 municípios, oferecendo 1 mil vagas em 20 turmas. Além das 900 vagas previstas nos editais que foram publicados na última sexta-feira (12), há um novo certame que será lançado ainda este mês abrindo 100 vagas para Mosqueiro, distrito de Belém, onde serão ofertados pela UFPA os cursos de Turismo e Licenciatura em História. Neste caso, a seleção será feita pela pontuação do Enem 2018.

Inscrições preliminares – As inscrições para os editais abertos vão até o próximo dia 22 pelo site da Fadesp, instituição que realizará os processos seletivos. As provas objetiva e de redação serão realizadas no dia 11 de agosto em 14 municípios, simultaneamente: Bagre (Administração/UFPA), Benevides (Educação Física/Uepa), Curuçá (Serviço Social/UFPA), Goianésia (Engenharia Civil/UFPA), Gurupá (Serviço Social/UFPA e Educação Física/Uepa), Melgaço (Educação Física/Uepa), Mocajuba (Serviço Social/UFPA e Direito/Unifesspa), Portel (Turismo/UFPA), Redenção (Engenharia Civil/Unifesspa), Salinópolis (Geografia/Uepa), São João de Pirabas (História/UFPA e Administração/UFPA), Tucuruí (História/UFPA e Turismo/UFPA) e Viseu (Administração/UFPA). Cada turma será formada por 50 alunos. A taxa de inscrição é de R$ 30.

Depois de confirmada a inscrição preliminar, o candidato deverá fazer a inscrição definitiva no período de 24 a 31 de julho, no município onde realizará as provas. Os editais garantem cotas para estudantes de escolas públicas, negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, além de isenção do pagamento da taxa de inscrição aos que têm o direito garantido em legislação. Confira os editais no site da Fadesp, na janela 'concursos/inscrições abertas'.

Confira as principais datas:
Inscrições preliminares – 16 a 22/07/2019
Solicitação de isenção de taxa – até 17/07/2019
Divulgação das isenções – 19/07/2019
Solicitação de atendimento especial – Até 22/07/2019
Resultado atendimento especial – 30/07/2019
Inscrições definitivas – 24 a 31/07/2019
Cartões de Inscrições – 02/08/2019
Provas objetiva e de redação – 11/08/2019
Publicação do gabarito – 12/08/2019
Resultado definitivo do processo seletivo – 20/08/2019

Cursos e vagas por universidade:
UFPA – 600 vagas (50 por turma/município): Administração (Bagre, Viseu, Augusto Corrêa e São João de Pirabas), Turismo (Portel e Tucuruí), Engenharia Civil (Goianésia), Serviço Social (Curuçá, Gurupá e Mocajuba) e História Licenciatura (São João de Pirabas e Tucuruí).

Unifesspa – 100 vagas: Engenharia Civil (Redenção) e Direito (Mocajuba).

Uepa – 200 vagas: Educação Física (Gurupá, Benevides e Melgaço) e Geografia Licenciatura (Salinópolis).

 

 

 

Texto: Jeniffer Galvão - ASCOM - SECTET

Enviar por email

Deixe seu Comentario

Veja também

SIG AMAZÔNIA

Links úteis +

Editais, Ferramentas e Avisos +