Webmail | Acessibilidade
Redes Sociais
Fapespa lança Barômetro da Sustentabilidade do Município de Barcarena

Fapespa lança Barômetro da Sustentabilidade do Município de Barcarena

Data: 21/06/2017

A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) lançou na ultima terça-feira, 20, o “Barômetro da Sustentabilidade do município de Barcarena”, publicação que reúne análises do bem-estar humano e ambiental em diversos âmbitos, apontando o nível de sustentabilidade do município. De acordo com alguns resultados do estudo, no âmbito socioeconômico, o município apresenta a menor taxa de extrema pobreza (população que vive com menos de US$ 1,00 por dia) entre os onze municípios da RI, com apenas 10,5% da população enquadrada nesse parâmetro (FAPESPA, 2016).

Além disso, Barcarena ocupou a 9ª colocação no ranking das maiores economias do estado entre os anos de 2012 e 2013; e em 2014, registrou PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 3.890,723 bilhões, aumento de 32,68% em relação ao ano anterior, o que lhe legou o posto de economia mais forte da RI do Tocantins. O setor da indústria do município respondeu pela maior parcela de participação do Valor Adicionado Bruto (VAB) com 53% em relação aos demais setores econômicos do município (FAPESPA, 2015; IBGE, 2014).

Com relação ao mercado de trabalho no município de Barcarena, verifica-se uma tendência à concentração de mão obra em setores específicos da economia local, associados às potencialidades naturais do município. Como exemplo, apresenta-se o setor da indústria de transformação, responsável por 22,84% dos vínculos formais de trabalho, onde o subsetor da indústria metalúrgica e elétrico e comunicações representam 84,90% do total de empregados do setor, seguido pelo setor da construção civil que concentra o mesmo percentual de mão de obra do setor da indústria de transformação, 22,84%, conforme dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE, 2015).

Para o presidente da Fapespa, Eduardo Costa, o Barômetro lançado é de grande importância para o desenvolvimento do munícipio. “Esta ferramenta vai auxiliar as tomadas de decisões, a gestão de políticas públicas mais inclusivas, igualitárias e sustentáveis para a população de Barcarena”, finalizou.

Você pode ter acesso ao material clicando aqui

 

Enviar por email

Deixe seu Comentario

Veja também

SIG AMAZÔNIA

Links úteis +

Produtos +