Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE in /var/www/novosite/equilibrium/bib/classes/util/i18n/Language.php on line 106
» Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa «
IX Semana da Saúde da Uepa será em junho

Data: 23/05/2011

Com o objetivo de, principalmente, unir discussões e debates sobre ensino e trabalho, o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza, entre 1º e 4 de junho, sua IX Semana da Saúde, tendo como tema central a “Integralidade da prática de saúde e a formação profissional para o SUS”.

O evento congrega ainda outras quatro programações: o I Forum de Integração Pró-Saúde e Pet Saúde, o I Forum de Integração Ensino-Assistência, o Seminário de Pós-Graduação e a Semana Acadêmica dos cursos de graduação do CCBS.

As inscrições para apresentação de trabalhos científicos já estão encerradas, mas participantes podem se inscrever pelo site do evento (ver link ao final da matéria) até esta sexta-feira, dia 27 de maio. "É inquietante perceber que a formação em saúde, que utiliza os serviços da rede pública de saúde como campo privilegiado para as atividades práticas que compõem essa formação, seja na modalidade de estágio curricular ou na de aula prática, tem uma inserção que se caracteriza por um relativo distanciamento", explica a coordenadora do centro, profa. Ilma Pastana.

"É preciso contextualizar a integração ensino-serviço neste movimento: profissionais de saúde, docentes e estudantes devem estar inseridos nas estratégias de educação permanente, tendo em vista melhorar a formação e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS)", afirma.

Todas as programações acontecerão no campus II da Uepa, localizado no bairro do Marco. Para cada curso ofertado pela instituição haverá um cronograma de atividades específics, e o encerramento da semana acontecerá no Hospital Abelardo Santos, em Icoaraci, que recebe professores e alunos da instituição no dia 4 de junho para apresentarão, à comunidade, das ações de ensino e assistência do CCBS/Uepa.

Serviço

A IX Semana de Saúde do CCBS-UEPA acontece entre os dias 1o. e 4 de junho, no campus II (Travessa Perebebuí, 2623) da instituição. Inscrições abertas até o dia 27 de maio, sexta-feira, pelo site oficial do evento. Informações: (91) 3276-2500.

Fonte: Ascom Uepa